CM de Coimbra avalia satisfação do transporte de passageiros flexível em Cernache
Em setembro do ano passado, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra avançou com o transporte de passageiros flexível na freguesia de Cernache. A autarquia vai agora avaliar a satisfação dos utilizadores com o serviço, através da realização de um inquérito online.
A 16 de setembro do ano passado, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a CM de Coimbra iniciou um novo serviço de transporte de passageiros flexível com cobertura em várias localidades da freguesia de Cernache, incluindo Vila Pouca, Orelhudo, Casa Telhada, entre outras. A funcionar por marcação e disponível nos dias úteis, os utilizadores devem realizar as suas reservas antecipadamente, garantindo assim o transporte em horários previamente ajustados às suas necessidades. O serviço ajusta-se às linhas 49 e 49T (Portagem – Cernache), com horários frequentes entre as 6h50 e as 20h05, conectando as várias paragens disponíveis ao Interface de Casconha.
Com a conclusão das obras na Ladeira da Paula, que condicionaram a circulação dos transportes públicos e a articulação com o transporte flexível, foram repostas as normais condições do serviço e pretende-se, agora, dar uma resposta mais adequada às necessidades de mobilidade da população.
A autarquia vai, agora, avaliar a satisfação dos utilizadores com o serviço deste projeto piloto, através da realização de um inquérito online, cujo objetivo passa por avaliar a perceção do sistema de transporte e do transporte de passageiros flexível e mapear as características sociodemográficas da procura. No total, o questionário tem oito perguntas e levará cerca de cinco minutos para ser concluído. O processamento dos dados está em conformidade com as obrigações estabelecidas pelo quadro legal, especialmente o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Ao enviar-se o questionário, concorda-se com o processamento do mesmo. O questionário é anónimo e preenchido de forma voluntária, podendo desistir-se da participação a qualquer momento.
Recorde-se que a Câmara Municipal e os SMTUC iniciaram o projeto piloto com um inquérito online sobre a mobilidade na União de Freguesias de Assafarge e Antanhol e na Freguesia de Cernache, com o objetivo de caraterizar o serviço atual e perceber como avançar para o modelo a realizar, sempre como foco no objetivo de transformar as redes de mobilidade atuais em novos e inovadores sistemas de mobilidade partilhados e integrados.
Coimbra é, assim, uma das cidades que aderiu a este projeto piloto na área da mobilidade. O projeto pretende oferecer serviços acessíveis e soluções confiáveis, considerando as necessidades de todas as partes interessadas, como utilizadores finais, empresas privadas e autoridades públicas urbanas. As restantes são Munique (Alemanha), Genebra (Suíça), Jerusalém (Israel), Atenas – Penteli (Grécia), Roterdão (Holanda), Cracóvia (Polónia), Fredrikstad (Noruega) e Larnaca (Chipre).
Recorde-se, ainda, que, para se aceder a este transporte pioneiro no município, pode fazer-se a reserva através do telefone 800 204 240 (chamada gratuita) – de segunda a sexta-feira, das 8h00 e às 19h30 – ou pela plataforma flexivel.smtuc.pt, após registo. A reserva da viagem tem de ser efetuada até dois dias úteis antes do dia da viagem: até às 19h30 nos SMTUC – Serviço de Apoio ao Cliente, ou até às 23h59, na plataforma. A reserva é confirmada até às 15h00 do dia útil anterior, pelo mesmo meio de contacto.
Com o Transporte de Passageiros Flexível, pode viajar-se entre a paragem mais próxima da residência e o Interface da Casconha e vice-versa, com todos os títulos válidos de transporte do tarifário dos SMTUC. Os horários para partir ou chegar ao Interface da Casconha garantem o transbordo com as linhas 49 e 49T. As partidas do Interface do Casconha são às 6h50, 8h50, 13h35, 14h05 e 14h35, 16h35, 17h10 e 17h35, 18h35 e 19h35. Já as chegadas são às 6h50, 8h50, 14h05 e 14h35, 17h10 e 17h35. Caso se pretenda viajar no início da manhã ou final da tarde, deve-se consultar os horários da linha 201. Mais informações aqui ou através do telefone 239 801 100 (chamada para a rede fixa nacional).