SMTUC com nova estrutura organizacional
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de segunda-feira, 13 de maio, a proposta dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) para uma nova estrutura orgânica. Esta proposta, que surge da necessidade de reestruturação dos serviços, identificada pelo Conselho de Administração (CA) dos SMTUC, prevê a criação de duas novas divisões. A nova reestruturação prevê a criação da Divisão de Recursos Humanos e da Divisão Comercial e de Clientes, passando a estrutura a dispor de 5 divisões em detrimento das 3 existentes até agora.
Deste modo, a antiga Divisão Administrativa e Financeira (DAF) passa a designar-se por Divisão de Serviços Financeiros (DSF) e a estar dedicada exclusivamente à área financeira, através dos Serviços de Contabilidade e Património (SCO) e do Serviço Tesouraria (TES). As questões relacionadas com a gestão de recursos humanos passam a ter uma divisão inteiramente dedicada, a nova Divisão de Recursos Humanos (DRH). Em termos de organização, esta divisão será segmentada em duas áreas, a Secção de Pessoal e Formação (SPF) e o Serviço Higiene e Segurança no Trabalho (SHS). Já no que concerne a questões administrativas, passam agora a ser geridas via Gabinete de Secretariado Expediente e Documentação (SED).
Já a Divisão de Serviços de Produção, mantendo os Setores de Tráfego (STR) e Controlo da Rede (SCR), permanece como a divisão com maior número de ativos (setor operacional), embora deixe de ter competências nos setores de Venda de Títulos, Apoio ao Cliente, Comercial e de Promoção. De acordo com a proposta agora aprovada, estas áreas passam integrar a nova Divisão Comercial e de Clientes (DCC), que por sua vez terá como estrutura operacional o Setor de Venda de Títulos (SVT), o Serviço Comercial e Promoção (SCP), o Serviço Apoio ao Cliente/ Utilizador (SAC) e, por fim, o Serviço Comunicação e Marketing (SCM).
A Divisão de Equipamentos de Manutenção (DEM) vê aliviadas as suas competências no âmbito da gestão dos sistemas de informação e de aprovisionamentos, uma vez que o Gabinete de Sistemas de Informação (GSI) e o Gabinete de Compras e Contratos (GCC) passam a responder diretamente ao CA dos SMTUC, à semelhança do que já se verificava com o Gabinete Apoio Jurídico (GAJ) e o Gabinete de Estudos e Projetos (GEP). Também o Gabinete de Secretariado Expediente e Documentação (SED), outrora integrado na DAF, passa a prestar contas ao CA diretamente.