Procissão de Penitência altera rede de transportes a 11 de julho
Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) informam que, na sequência da Procissão de Penitência, inserida no programa das Festas da Cidade e da Rainha Santa Isabel 2024, previsivelmente entre as 16h00 e as 24h00 desta quinta-feira, dia 11 de julho, o trânsito vai estar interrompido/condicionado em vários arruamentos centrais, levando a diversas alterações na rede de transportes operada pelos SMTUC.
Assim, as linhas 2T, 25, 25T, 30, 30T, 50, 50T e 51 concluem o percurso no Arnado, a partir do momento em que a Rua da Sofia seja interrompida.
Já as linhas 4, 5, 5T e 103, vão, pelo mesmo motivo, realizar percurso alternativo pelas Ruas de Saragoça e de Aveiro nas ligações entre a Manutenção e o Palácio da Justiça, servindo assim a zona do Arnado em ambos sentidos.
No que diz respeito às linhas 6 e 6F, vão executar percurso alternativo nas ligações entre a Rotunda do Lagar (Santa Clara) e o Palácio da Justiça, via Planalto de Santa Clara, Rotunda da Guarda Inglesa, Ponte Açude e Avenida Fernão de Magalhães, onde retomam os percursos habituais.
As linhas 7 e 7T vão inverter o sentido ao Palácio da Justiça. Deste modo, entre o Palácio da Justiça, Tovim e Ínsua dos Bentos vai designar-se Linha 7, já no sentido inverso, entre Ínsua dos Bentos, Tovim e o Palácio da Justiça, vai designar-se Linha 7T.
A Linha 9F, dado o encerramento do Largo da Portagem vai inverter o sentido na Ínsua dos Bentos, iniciando aí as viagens seguintes. Situação similar vai suceder na Linha 10, que com o encerramento do trânsito na Rua da Sofia vai seguir pela Rua do Brasil até à Ínsua dos Bentos, onde inicia as viagens seguintes. Também a Linha 10A, com o encerramento ao trânsito da zona da Portagem, inicia os percursos na Ínsua dos Bentos, sendo que no regresso dos Carvalhais vai circular pela Ponte Rainha Santa Isabel.
Com a interrupção do trânsito em Santa Clara, a Linha 13 vai inverter a marcha na zona da Portagem, seguindo depois para Valongo através da Avenida Fernão de Magalhães, Ponte Açude, Rotunda da Guarda Inglesa, Planalto de Santa Clara e Rotunda do Lagar, onde retoma o normal percurso.
As linhas 14 e 14T, dado o impedimento de circulação na zona de Santa Clara, seja no regresso ou na ida, vão respetivamente efetuar percurso alternativo pela Ponte Açude, Avenida Fernão de Magalhães e Estação Nova (Coimbra-A).
No que concerne à Linha 18, assim que seja encerrado o trânsito na zona de Santa Clara e a partir da Rotunda das Lages, vai circular via Av. Inês de Castro em direção à Portagem. Caso a Avenida venha a ser interrompida ao trânsito, vai circular através da Ponte Rainha Santa Isabel em direção à Ínsua dos Bentos, onde inverte a marcha.
A Linha 19T, na sequência da interrupção prevista na Rua da Sofia, vai inverter o sentido na zona do Arnado/Palácio da Justiça e circular, em alternativa, pelas ruas de Aveiro, Saragoça e Manutenção onde retoma o habitual percurso.
Relativamente à Linha 20 e encerrado o trânsito em Santa Clara, a partir da Rotunda do Lagar, vai circular via Planalto de Santa Clara, Rotunda da Guarda Inglesa, Ponte Açude, Avenida Fernão de Magalhães e Estação Nova.
Já a Linha 21, vai circular pela Avenida Fernão de Magalhães e Ponte Açude para a assegurar as suas ligações.
E a Linha 22, na sequência do encerramento de trânsito na Portagem, vai inverter sentido na Estação Nova.
Quanto à Linha 23C, enquanto os condicionamentos de trânsito permitirem vai circular via Ponte Rainha Santa Isabel até à Portagem. Assim que a zona do Largo da Portagem seja encerrada ao trânsito, efetua o mesmo percurso, mas inverte o sentido na Ínsua dos Bentos.
As linhas 24 e 24T, com o encerramento do trânsito na zona da Portagem, passam a inverter o sentido ao Palácio da Justiça. Assim, nas ligações entre o Palácio da Justiça, Bairro Norton de Matos e Ínsua dos Bentos vai designar-se Linha 24, no sentido inverso 24T. A partir do momento que ocorra o encerramento da Rua da Sofia, limitam-se a circular entre a zona da Manutenção e a Ínsua dos Bentos.
No caso da Linha 27, vai assegurar as ligações entre o Arnado e os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) pela Avenida Fernão de Magalhães, Casa do Sal e Circular Interna. No sentido inverso e a partir da Manutenção, vai circular pelas Rua de Saragoça, Rua de Aveiro e Avenida Fernão Magalhães servindo a paragem do Palácio da Justiça antes de seguir para o Bairro do Ingote.
No que diz respeito à Linha 28, a partir do momento em que se dê a interrupção da Rua da Sofia, vai, entre a Manutenção e o Arnado, circular pelas ruas de Saragoça e Aveiro servindo as paragens da zona do Arnado em ambos sentidos.
De forma similar, a partir do momento em que se dê a interrupção da Rua da Sofia, a Linha 29 vai, entre o Arnado e a Manutenção, circular pelas ruas de Aveiro e Saragoça servindo as paragens da zona do Arnado em ambos sentidos.
Com o encerramento do trânsito em Santa Clara, a Linha 31 passa a inverter o sentido da marcha na Estação Nova, antes de seguir para a Cruz dos Morouços via Avenida Fernão de Magalhães, Ponte Açude, Rotunda da Guarda Inglesa, Planalto de Santa Clara e Rotunda do Lagar, onde retoma o seu percurso. O regresso vai ser feito pela mesma rota.
Quanto à Linha 32, após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, vai circular pela Avenida Fernão de Magalhães e Ponte Açude.
A Linha 33, assim que se verifique o encerramento do trânsito na zona da Portagem, vai inverter a marcha na Ínsua dos Bentos onde inicia as viagens seguintes.
Quando se der o impedimento da circulação na Rua da Sofia, a Linha 36 passa a efetuar percurso alternativo entre a Manutenção e o Arnado via ruas de Aveiro e de Saragoça, servindo as paragens do Palácio da Justiça.
Já a Linha 38, assim que suceda o encerramento do trânsito em Santa Clara, vai circular pela Avenida Fernão de Magalhães e Ponte Açude em ambos os sentidos. Quando a zona da Portagem for encerrada ao trânsito, esta Linha vai ser suprimida.
Na Linha 41, após o encerramento do trânsito em Santa Clara, vai ser cumprido um percurso alternativo a partir da Rua Coelho da Rocha e até à Portagem, via Ponte Açude e Avenida Fernão de Magalhães. Quando a zona da Portagem for encerrada ao trânsito, também esta Linha vai ser suprimida.
Já na Linha 43, após esse mesmo encerramento ao trânsito, vai ser executado percurso alternativo nas idas e regressos de Almalaguês via Ponte Rainha Santa Isabel invertendo a marcha na Ínsua dos Bentos, onde inicia as viagens seguintes.
Também as linhas 44 e 45, com o encerramento da Portagem, passam a fazer inversão de marcha à Ínsua dos Bentos e daí iniciam as viagens seguintes.
A Linha 48, vai efetuar percurso alternativo a partir da Rotunda da Guarda Inglesa via Ponte Açude, Avenida Fernão de Magalhães e Estação Nova nas idas e regressos para Assafarge, assim que se verifique impedimento de circulação em Santa Clara.
À semelhança da anterior Linha, também a Linha 49T vai efetuar percurso alternativo, a partir da Rotunda Baden Powell nas idas e regressos de Cernache, via Rotunda do Lagar, Planalto de Santa Clara, Ponte Açude, Avenida Fernão de Magalhães e Estação Nova, em ambos os sentidos.
Finalmente, a Linha Botânico vai permanecer suspensa neste período.
Prevê-se que as Linhas SMTUC vão retomando os percursos habituais conforme as contingências de trânsito permitam.
Os SMTUC lamentam eventuais transtornos que venham a verificar-se na rede de transportes em resultado destas alterações, garantindo todo o seu esforço e compromisso para cumprir com as expectativas dos seus clientes.
Consulte aqui o Aviso SMTUC na íntegra.
Saiba mais sobre os condicionamentos de trânsito previstos na cidade neste âmbito.