Câmara Municipal aposta em 3 iniciativas para promoção do transporte público
O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara de dia 14 de junho, proposta de financiamento de três iniciativas, promovidas pelos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que visam a promoção do Transporte Público, no valor total de 61.150,00 € (acresce IVA à taxa legal), no âmbito do Programa de Incentivo ao Transporte Público Coletivo de Passageiros (Incentiva +TP). Os SMTUC propõem o financiamento de três projetos: “Implementação e Disponibilização de App SMTUC”, “Atualização da Plataforma de Geração Automática de Horários e Produção de Novos Layouts para a Rede SMTUC” e “Implementação de uma Plataforma de Transporte de Passageiros Flexível”.
O Programa Incentiva +TP integra o pacote de medidas previstas no Orçamento de Estado 2024 e é um programa de financiamento das competências das Autoridades de Transportes e das obrigações de serviço público dos operadores de transportes públicos destinado a financiar medidas de promoção de transporte público. A definição e a concretização das medidas de promoção do transporte público são da competência das respetivas Autoridades de Transporte de cada área metropolitana, neste caso a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, cabendo-lhe identificar as medidas mais eficazes para aumentar a procura de transporte público e assegurar a sustentabilidade das operações que estão a seu cargo.
Neste espírito, os SMTUC propõem o financiamento de três projetos: “Implementação e Disponibilização de App SMTUC”, com um valor de investimento fixado nos 15 mil euros, “Atualização da Plataforma de Geração Automática de Horários e Produção de Novos Layouts para a Rede SMTUC” no valor também de 15 mil euros, por fim, propõem a “Implementação de uma Plataforma de Transporte de Passageiros Flexível (TPF)” num investimento calculado em 31.150 euros. Aos valores anunciados, e que podem variar conforme previsto individualmente em cada um dos projetos, acresce IVA à taxa legal.
A proposta de “Implementação e Disponibilização de App SMTUC” pretende melhorar a experiência do utilizador e agilizar a comunicação através de uma nova App de acesso à informação em tempo real. Esta aplicação vai permitir aos utentes consultar horários, rotas, localização de pontos de estacionamento, entre outras funcionalidades.
Já a medida de “Atualização da Plataforma de Geração Automática de Horários e Produção de Novos Layouts para a Rede SMTUC” propõe-se a beneficiar diretamente a experiência dos utilizadores dos SMTUC através da prestação de informações mais acessíveis, precisas e apelativas com vista a tornar esta ferramenta mais intuitiva e moderna.
O terceiro projeto, referente à “Implementação de uma Plataforma de Transporte de Passageiros Flexível (TPF)”, integra um outro projeto, o Seamless Shared Urban Mobility (SUM), financiado pela União Europeia visa transformar a mobilidade urbana através da integração de modos de transporte multimodais e sustentáveis. Envolvendo 30 parceiros de 15 países europeus e associados, o projeto tem como objetivo criar soluções inovadoras de mobilidade que possam ser replicadas em diferentes cidades. Dentro do SUM, foram estabelecidos nove laboratórios vivos (“living labs“) em cidades como Munique, Atenas, Jerusalém, Genebra, Roterdão, Cracóvia, Coimbra, Fredrikstad e Larnaca. Esta abordagem permite a experimentação em ambiente real, facilitando a adaptação e a replicação de soluções bem-sucedidas noutras áreas da cidade e em contextos urbanos similares.
No Living Lab de Coimbra está prevista a implementação de serviços de transporte flexível em Cernache, que é uma zona caracterizada por baixa acessibilidade, com foco em grupos vulneráveis, como jovens e idosos.
Neste momento em fase de “implementação do piloto com a introdução de ferramentas de suporte tecnológico”, torna-se necessário o desenvolvimento de uma plataforma de Mobilidade Não Sistemática com inclusão de interface móvel e online. Neste sentido, a proposta assenta na necessidade de criação de um “Call Center de Suporte” e de um sistema de “Otimização de Pedidos e Criação de Rotas”.
Este projeto visa otimizar recursos humanos e materiais, aumentar a eficiência operacional permitindo uma gestão mais eficiente da frota e dos motoristas, reduzindo tempos de espera e otimizando o uso dos veículos, bem como a possibilidade de ajustar os serviços conforme as necessidades dos passageiros para melhorar a satisfação e a fidelização dos clientes.