Orçamento de 37,9 M€ para 2025 e aquisição de 30 novos autocarros elétricos
As Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento dos SMTUC para 2025 foram aprovados na Reunião de Câmara de dia 25 de novembro. Com um orçamento de 37,9 milhões de euros (M€), “em 2025 será dada continuidade à política de renovação da frota, proposta pelos SMTUC e aprovada pelo Município, e de incentivo à utilização do transporte público, que se traduzirá num esforço de investimento de cerca de 14M€, no âmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental / Plano de Recuperação e Resiliência – PRR”, pode ler-se na introdução do documento.
O orçamento dos SMTUC para 2025, fortemente condicionado pelas fortes restrições financeiras, em resultado da atual conjuntura financeira do Município de Coimbra, assenta num montante de Receita e Despesa Total previstas de 37,9 milhões de euros, valor superior ao do ano passado. As receitas correntes, segundo o documento, deverão atingir os 24,6 M€, as Receitas de Capital ascendem a 8,9 M€, sendo as Receitas Não Efetivas no valor de 4,4 M€.
Perspetiva-se que 40,7% do total da receita corrente resulte da venda de bens e de serviços correntes, multas e outras penalidades, incluindo as transferências provenientes dos passes gratuitos dos jovens até aos 23 anos e os restantes 59,3% de transferências correntes. Por sua vez, do montante relativo a Receitas de Capital, cerca de 8,6 M€, refere-se à transferência de capital proveniente do Fundo Ambiental / Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, no âmbito da candidatura apresentada para aquisição de autocarros elétricos e respetivos carregadores.
Relativamente às despesas, as Despesas Correntes são de 20,8 M€ e as Despesas de Capital são de cerca de 17 M€. Para as despesas Correntes contribuem com cerca de 67% (mais de 13M€) as despesas com pessoal e cerca 32% para aquisição de bens e serviços, incluindo materiais de conservação e de manutenção, gasóleo e eletricidade.
Depois da entrada em serviço, em 2024, das novas viaturas elétricas (dez autocarros standard e 12 miniautocarros, bem como de 22 novos carregadores) prevê-se para o ano de 2025, de acordo como o documento, dar continuidade à renovação da frota e ao incentivo à utilização do transporte público, definida pelo Conselho de Administração dos SMTUC. Nesse sentido, está prevista a aquisição e a entrada em serviço de 30 novos autocarros elétricos (14 standard e 16 médios) que vão substituir autocarros mais antigos e com menor eficiência (económica e ambiental), contribuindo para a melhoria do serviço e para a eficiência (económica e ambiental).
Para 2025, importa ainda referir o alargamento da gratuitidade a todos os jovens até aos 23 anos, devendo o restante tarifário sofrer a atualização que venha a ser estabelecida para o efeito pela Autoridade de Mobilidade e Transportes, com exceção do Bilhete de Motorista, que manterá a sua a tarifa inalterada.
Em relação ao mapa de pessoal, o documento prevê que o efetivo de pessoal em 31 de dezembro do próximo ano seja de 555 trabalhadores. O ano de 2025 continua, assim, a constituir um enorme desafio para os SMTUC, em matéria de contratação de recursos humanos, em especial para os trabalhadores com as categorias de Assistente Operacional (funções de Agente Único).
Os documentos previsionais apresentados são constituídos, entre outros documentos, pelas GOP, pelo Plano Plurianual de Investimentos (PPI), pelo Orçamento e Plano Plurianual para 2025 e os quatro anos seguintes. Em relação ao PPI, estruturado em quatro objetivos estratégicos e respetivos programas, apresenta um valor total de 27,8 M€, com financiamento definido de cerca de 17 M€. Destaca-se, neste documento, a aquisição de 30 novos autocarros elétricos. O valor do projeto é de 15,9 M€, com uma comparticipação financeira comunitária da ordem dos 8,6 M€ e com financiamento da contrapartida nacional no valor de 4,4 M€, através de empréstimo para o efeito, em fase da contratualização.
Está, igualmente, prevista a aquisição de mais uma viatura de transporte especial no valor de 85 mil euros com vista a aumentar a oferta e a melhorar a prestação do serviço aos clientes com mobilidade reduzida.
Estão também previstos outros investimentos, com financiamento definido, de valor superior a 500 mil euros. Nestes constam a beneficiação de instalações, a melhoria das condições de informação ao público e a comodidade nas paragens, a aquisição de equipamento de bilhética, o reforço e a atualização do parque informático e dos sistemas de informação, a melhoria das condições nos parques de estacionamento existentes, bem como, a aquisição de equipamentos administrativos diversos para melhoria de postos de trabalho.
Outra importante medida para o ano de 2025 assenta na disponibilização da nova solução de carregamento de títulos de transportes através de aplicação móvel, utilizando o smartphone do utilizador (TopUp), assente na tecnologia NFC (Near Field Communication), mais um importante passo rumo à desmaterialização.
Segundo a previsão do documento, a rede dos SMTUC, no próximo ano, vai ter em operação 111 linhas, servidas por 112 autocarros e miniautocarros em operação diária, com destaque para o reforço do peso da mobilidade elétrica que vai atingir mais de 45%, contra os atuais cerca de 27%, mantendo-se a extensão de 657 quilómetros. A idade média da frota vai diminuir para os 9 anos.
Também as previsões para o próximo ano apontam para um número de passageiros (validações do sistema de bilhética) na ordem dos 12,2 milhões nas linhas regulares, 11 mil no sistema Ecovia, 43 mil na Linha do Botânico, 22 mil na Linha Azul, 81 mil no Elevador do Mercado e, nos serviços de Mobilidade Reduzida, cerca de 9 mil utentes. Prevê-se que cerca de 70% dos utilizadores utilizem passe social para aceder ao serviço e 26,5% bilhetes pré-comprados. Os bilhetes de motorista podem corresponder a 3% e o bilhete diário a 0,8%, enquanto os bilhetes de estacionamento a 0,2%.
Saiba mais aqui: Orçamento Grandes Opções do Plano 2025